Palácio da Bolsa:
O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre. Com uma mistura de estilos arquitetónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitetura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
Igreja de São Francisco:
A Igreja de São Francisco é uma igreja gótica da cidade do Porto, situada na freguesia de São Nicolau em pleno Centro histórico do Porto. A construção iniciou-se no século XIV como parte de um convento Franciscano. É notável pelo seu conjunto de talha dourada barroca do século XVIII. Anexa à sua entrada frontal, situa-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
Casa do Infante:
A Casa do Infante, ou Casa da Rua da Alfândega Velha é um dos edifícios mais antigos da cidade do Porto, em Portugal.A Casa do Infante é tradicionalmente tida como o local de nascimento do Infante D. Henrique, patrono dos descobrimentos portugueses. Trata-se de um conjunto edificado que ocupa uma extensa área da zona ribeirinha do Porto e que foi sofrendo sucessivas alterações aos longo dos tempos.
Praça da Ribeira:
Considerada uma das mais antigas praças da cidade, a Praça e o Cais da Ribeira já eram mencionados em cartas régias de 1389. De origem medieval, quando ali já existia uma grande atividade económica, devido à presença de um porto a poucos quilómetros da foz do rio Douro, foi uma zona de intenso comércio, com tendas de venda e uma lota do peixe.
Castelo do Queijo:
O Forte de São Francisco Xavier do Queijo localiza-se à Praça de Gonçalves Zarco, na freguesia de Nevogilde, no concelho e distrito do Porto, em Portugal. Em posição dominante sobre o oceano Atlântico e a pouca distância da foz do rio Douro, é também conhecido como Castelo do Queijo por, segundo a tradição, ter sido edificado sobre uma rocha de granito arredondada, e com um formato similar ao de um queijo (penedo do Queijo).
Casa da Música:
A Casa da Música é a principal sala de concertos do Porto, em Portugal. Foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, como parte do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001 (Porto 2001), no entanto, a construção só ficou concluída em 2005, transformando-se imediatamente num ícone da cidade.
Palácio de Cristal:
O Palácio de Cristal (1865 — 1951) foi um edifício que existiu no antigo campo da Torre da Marca, na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto, em Portugal. Inaugurado em 1865, o Palácio de Cristal original acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Rosa Mota.
Torre dos Clérigos:
Considerado por muitos o ex-libris da cidade do Porto, esta torre sineira faz parte da Igreja dos clérigos construída entre 1754 e 1763, a partir de um projeto deNicolau Nasoni. Foi mandada erigir por D. Jerónimo de Távora Noronha Leme e Sernache, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres. O seu arquiteto, Nicolau Nasoni, contribui durante muitos anos para a construção da grande torre dos clérigos sem receber nada em troca e só alguns anos depois isso aconteceu.
Livraria Lello:
A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardron ou simplesmente Livraria Lello, situa-se na Rua das Carmelitas 144, na freguesia da Vitória da cidade do Porto, em Portugal.Em virtude do seu ímpar valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades, casos do escritor espanhol Enrique Vila-Matas, do jornal britânico The Guardian e da editora australiana de guias de viagens Lonely Planet.
Praça da Liberdade:
A Praça da Liberdade conheceu várias designações de nome ao longo dos séculos. A sua construção deveu-se ao progressivo crescimento da cidade. Foi lugar de encontro de políticos, escritores e artistas e transformou-se no local procurado por todas as classes. Entre os seus marcos ficarão para sempre a morte por forca dos liberais, em 1829, (depois reabilitados como «mártires da liberdade»). A República foi lá programada pela primeira vez no País, em 31 de janeiro de 1891. Em 1866, é, oficialmente, inaugurado o monumento ao rei liberal, uma homenagem da Cidade a D. Pedro IV.
Estação São Bento:
Estação Ferroviária de São Bento, igualmente denominada de Estação de Porto - São Bento, e originalmente como Estação Central do Porto, é uma interface de caminhos de ferro, que serve a cidade do Porto, em Portugal; embora tenha entrado ao serviço no dia 7 de Novembro de 1896, só em 5 de Outubro de 1916 é que se deu a inauguração oficial.1 Está situada na Praça de Almeida Garret, na cidade do Porto, tendo o edifício da Estação, de influência francesa, sido delineado pelo arquiteto portuense José Marques da Silva.
Sé Catedral:
Catedral (Sé) da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos. O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão.
Mosteiro da Serra do Pilar:
Edificado numa escarpe por cima do rio Douro (Serra do Pilar, também conhecida como serra dos Quebrantões) e com o Porto como pano de fundo, o monumento é um antigo convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, fundado entre 1538 e 1542. Esta obra foi objeto de um número significativo de transformações que modificaram por completo o projeto inicial.
Cave de Vinho (Graham`s):
As caves Graham's foram fundadas em 1890 e, em 2013, reabriram, após um período de grandes remodelações, que mantiveram as suas características e funcionalidade originais. Sob as centenárias vigas de madeira de pinho de Riga e protegidos pelas espessas paredes de granito, estão 3200 cascos de carvalho e mais de 2 mil pipas em tonéis e balseiros, para além de garrafeiras onde envelhecem os lendários Portos Vintage Graham’s. Hoje, as caves Graham's integram um museu, repleto de história (s), Sala Vintage (onde estão os vinhos raros) e o restaurante Vinum. As caves podem ser visitadas com prova de vinhos incluída.
Teleférico de Gaia:
O Teleférico de Gaia é um meio de transporte por cabo situado em Vila Nova de Gaia, Portugal, destinado a fins turísticos, inaugurado em 1 de Abril de 2011. Liga a Praça da Super Bock, no Cais de Gaia, ao Jardim do Morro, na Avenida da República, junto à Estação Jardim do Morro do Metro do Porto.